quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

Energia Sustentável

 
O Agrupamento de Escolas de Penela pretende contribuir na Educação para o Desenvolvimento Sustentável, promovendo a adopção de comportamentos e acções que valorizem a eficiência energética e a mobilidade sustentável. Neste sentido, a Direção do Agrupamento solicitou a todos os professores que tivessem o cuidado de desligarem sempre os computadores das salas de aula, e dos gabinetes de trabalho, no final das atividades. Com efeito, verificou-se que muitos computadores ficavam ligados todo o dia, toda a noite, e mesmo fins de semana.o aviso da Direção para se desligarem os computadores. 
Independente da quantidade de energia consumida pelos computadores, todos podemos reduzir estes valores através de medidas simples como: evitar deixá-los ligados sem motivo, desligar os monitores e as caixas de som também sempre que não estiverem a ser usadas.
Através deste incentivo  procura-se ainda sensibilizar a comunidade em geral, para a necessidade de alterar atitudes e comportamentos, no que diz respeito à forma como utilizamos as energias, sob pena de pôr em risco a nossa própria qualidade de vida.

Simulacro - FUGA DE GÁS

Avaliar o Plano de Emergência Interno do Agrupamento de Escolas de Penela, coordenado pelo professor Gabriel Marques, no dia 14 JAN 2016, foi o objetivo do simulacro de fuga de gás propano.
Este simulacro envolveu diversas entidades: o Serviço Municipal de Protecção Civil, os Bombeiros Voluntários e a Escola Básica de Penela.
Com este simulacro, um dos objectivos foi detetar e corrigir alguns desvios de procedimentos do Plano de Emergência, assim como proporcionar a oportunidade de melhorar a interacção com os meios de socorro externos e ainda testar e criar rotinas de comportamento em situações de emergência junto da população escolar.
Este simulacro  serviu de treino dos intervenientes para que, quando confrontados com situações de risco reais, possam dar cumprimento aos exigentes requisitos de segurança regulamentados.
Outro dos objetivos deste simulacro em contexto escolar é melhorar continuamente o desempenho ambiental, nomeadamente na minimização da poluição e na prevenção dos seus impactes. Pretende-se, também, gerir os riscos ambientais, com vista a eliminar ou minimizar os impactes negativos das atividades, tanto nas  situações normais, como nas de emergência, acidente ou catástrofe.